WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Março / Abril / Maio - 2013 / Ano3 / Número 10

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Execução de trecho de mineroduto avança em rocha

Depois de participar da construção de trechos do mineroduto Minas-Rio, a INTECH Engenharia executa outro projeto para a Anglo American. Dessa vez é uma travessia de 536 metros de extensão na cidade de Santa Maria de Itabira (MG). Esse trecho do projeto enfrenta o desafio duplo de ser uma perfuração totalmente em rocha, atravessando a montanha formada, principalmente, por gnaisse, material duro e de média abrasividade. Assim como em outros projetos, a INTECH adota o método de perfuração horizontal direcional (HDD). Iniciada em outubro de 2012, a obra deverá ser finalizada em março de 2013.

Infraestrura inclui telemetria
Quando for finalizado, esse trecho terá dois dutos. O primeiro deles terá 26 polegadas de diâmetro para transporte de minério e o segundo de 4 polegadas de diâmetro que servirá para a passagem da rede óptica do grupo de mineração. Essa infraestrutura acompanha o duto principal e é a base das operações de telemetria, ou seja, de coleta e envio de dados de operação ao longo do percurso da canalização. Com a estrutura de rede óptica, a Anglo American também ganha um canal de alta tecnologia para transmissão de serviços de telecomunicações. “Recebemos o projeto básico do cliente e fizemos o detalhamento para o projeto executivo, inclusive com indicações de equipamentos e ferramental adequados”, explica Eduardo Jardim, gerente de operações da INTECH. De acordo com ele, a instalação do duto principal de 26 polegadas exigirá um furo de 44 polegadas. Para conseguir atingir tal diâmetro, a obra se inicia com o furo piloto, de 11 polegadas, que passa para 24, 36 e finalmente para as 44 polegadas. Em termos de equipamento, a empresa está empregando uma perfuratriz HD 650, de 250 mil t, sendo que os alargadores e demais componentes como broca de perfuração devem ser determinados em função da rocha. “Um aspecto muito importante do projeto é o cuidado com o meio-ambiente. Nós precisamos gerar um relatório semanal destas atividades, principalmente porque a obra acontece na zona rural de Santa Maria de Itabira”, detalha Eduardo.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

INTECH tem histórico em obras de montanha

Executar uma travessia através de montanha não é novidade para a INTECH, uma vez que a empresa tem um histórico importante nessa área: a execução de três cruzamentos, em Cáceres (MT), cada um deles com aproximadamente 900 m de extensão para o então projeto do Gasoduto Bolívia-Brasil. Maior em comprimento total, a obra permitiu a instalação dos dutos de aço carbono com diâmetro de 18 polegadas. Em função disso, a perfuração final exigiu o uso de alargadores até que se atingisse o diâmetro de 30 polegadas. Ao contrário do gasoduto, o atual mineroduto em construção tem alguns diferenciais e um deles é a limitação de inclinação. “Não se pode extrapolar a declividade máxima de 15%, senão a pelotização do minério de ferro transportado será afetada”, detalha o gerente de operações da INTECH.

Eduardo também ressalta que a evolução da tecnologia favorece a obra da Anglo American. “O número de fornecedores de ferramentas e materiais para preparação do fluido de perfuração aumentou, permitindo uma escolha mais seletiva de parceiros, assim como o desenvolvimento de componentes, caso dos alargadores”, explica. O executivo destaca ainda que a INTECH já assinou outro contrato com a mineradora para a execução de outra perfuração com características parecidas a ser realizada na mesma região.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.