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Junho / Julho / Agosto - 2013 / Ano3 / Número 11

BEM ESTAR

Lanches saudáveis no trabalho: saiba como preparar o seu

Quem disse que um lanche saudável não combina com trabalho? Pelo contrário: é possível matar a fome da manhã ou da tarde, trazendo de casa combinações prontas para comer.

Quem dá as dicas é a nutricionista Chiara Miniguini, da consultoria nutricional HealthChoice. Além de prontos para serem consumidos, os lanches rápidos podem ser feitos com critério.

Práticas e rápidas, as barras de cereais sem glúten são exemplos disso. Elas fornecem energia sem abusar dos açúcares. Chiara também recomenda biscoitos de polvilho, frutas, sucos naturais, açaí e até salgadinhos à base de arroz e canjica. As frutas mais recomendadas são: maçã, mexerica, banana e pêra. Para os salgadinhos, a pedida é a canjica Okoshi, normalmente encontrada em casas de produtos naturais.

Complementarmente ao lanche pronto para comer, a alimentação saudável também pode ser feita nos restaurantes tradicionais a quilo. Entre as orientações para uma refeição balanceada está a fuga dos vilões da alimentação.

A estratégia é evitar o consumo exagerado de pães, leites e derivados, alimentos considerados alergênicos e, portanto, inadequados para consumidores que tem dificuldades de digeri-los.

Eles não são recomendados para quem quer lutar contra dores de cabeça, queda de cabelo, insônia, alergias de pele, desconfortos gastrointestinais, diarreia, prisão de ventre (conhecida tecnicamente como obstipação) e outras moléstias.

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Dicas para uma refeição saudável em casa

Em casa, onde há mais tempo e opções disponíveis, é recomendável adotar uma alimentação balanceada. Um exemplo é o arroz integral ou branco, acompanhado de um filé de frango grelhado e salada variada à parte, incluindo alface, tomate e cebola ralada. A nutricionista Chiara Miniguini também recomenda o grão de quinua, que pode ser preparada como o arroz e acrescentada ao óleo de canola, cebola refogada, sal, tomate picado em cubinhos, além de salsinha e cebolinha.

Para o sabor, tempero com azeite, limão e sal. Se possível, completar com uma porção de leguminosa: feijão ou lentilha cozida.

Conheça alimentos saudáveis, que podem ser combinados com os lanches:

Quinua
Proteína vegetal perfeita que libera energia vagarosamente, de fácil digestão para quem tem intolerância ao trigo ou doença celíaca (mal que afeta o intestino delgado). Fornece mais cálcio do que o leite e contém todos os aminoácidos.

É rica em lisina, que combate infecções virais.

Por liberar carboidratos lentamente, a quinua regula o açúcar no sangue, as mudanças de humor e o excesso de gula.

Açaí
Contém os ácidos graxos ômega-3, 6 e 9, excelentes para a pele e o antioxidante antiocianinina, responsável pelo bom humor e também rejuvenescedor da pele.


Arroz integral
Conserva todos os seus nutrientes, fornece selênio, que combate a depressão, e magnésio, que tem um importante papel na redução dos distúrbios do humor e do estresse.

O arroz integral leva mais tempo para ser ingerido do que o processado, evitando os picos de alta e baixa dos níveis de açúcar no sangue, e saciando o apetite por mais tempo.



Lentilha
Rica em ferro, muita proteína e pouca gordura. A lentilha oferece também boas quantidades de vitamina B1, ácido fólico, potássio e fibras.

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