WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho / Julho / Agosto - 2013 / Ano3 / Número 11

COMUNICAÇÃO

Prontos para o PowerPoint?

Já sentiu que sua apresentação de Power Point (PPT) não envolveu os colegas de trabalho como deveria? A resposta para isso é simples: trata-se de um problema que acontece em muitas empresas, principalmente na hora de divulgar dados complexos, incluindo-se nesse rol o crescimento percentual de vendas, faturamento e outras informações apresentadas na forma de gráficos e tabelas. Por ser um programa repleto de diferentes ferramentas e opções de design, o PPT pode não ter uma fórmula pronta para conectar ideias de forma simples e coesa. E mais: um PPT mal elaborado pode causar prejuízos.

A Microsoft fez essa conta, segundo Surider Komar, especialista norte-americano em apresentações corporativas. No cálculo da empresa de software, se considerarmos a realidade dos Estados Unidos, a conta pode atingir 250 milhões de dólares jogados no ralo. Vamos aos dados: considere uma reunião de meia hora envolvendo quatro profissionais. Se um deles for o apresentador mal preparado, a falta de comunicação efetiva representará, em média, a perda de 7,5 minutos. Basta multiplicar esse valor pela média horária que cada profissional custa à empresa. Embora não existam métricas no Brasil, temos especialistas que podem contribuir para melhorar o processo. Um deles é Felipe Zacharias, diretor da agência FZ3.

A empresa é especializada em treinamentos lúdicos e inovadores de alto impacto, tendo entre seus clientes companhias como Telefônica, Epson e Petrobras. Ele revisou, especialmente para essa edição do INTECH News, uma série de dicas importantes para criar uma apresentação eficiente.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Consultoria mostra como calcular os prejuízos com PPTs

Além de poucos - não devem ultrapassar a média entre 10 e 15 quadros – eles devem ser sucintos. Para não confundir ou cansar os espectadores, o conselho é evitar o excesso de gráficos. A identidade visual precisa ser incorporada, o que significa eliminar, por exemplo, a adoção de cores semelhantes na fonte do texto e no fundo dos slides. Eles devem conter textos e imagens grandes o suficiente para serem entendidos pela plateia, seguindo o mesmo padrão estético do início ao fim. Um outro ponto fundamental e poucas vezes levado a sério é a revisão. Um apresentador atento precisa corrigir erros visuais e gramaticais, mesmo que pequenos, pois eles comprometem o bom desempenho. Calcule quanto a sua empresa está perdendo em dinheiro com apresentações ineficientes de Power Point.
http://www.thinkoutsidetheslide.com/what-is-the-real-cost-of-poor-presentations/

Antes de terminar a reunião, os pontos levantados e as decisões tomadas devem ser entregues aos participantes para uma revisão final. É recomendado que uma pessoa presente na reunião, como uma secretária, faça as anotações em formato digital e encaminhe a todos ao final do encontro.

Além de auxiliar na retomada de determinados pontos, essa ata da reunião servirá para reforçar o foco e as ações necessárias dos envolvidos, resultando em organização e eficiência que trará resultados positivos à empresa.



Confira 12 dicas para fazer uma apresentação eficiente de Power Point, com as dicas de Dave Parade revisadas por Felipe Zacharias, da agência especializada FZ3



Fontes: www.pcworld.uol.com.br; www.tecnologia.ig.com.br; www.saiadolugar.com.br

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.