WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho / Julho / Agosto - 2013 / Ano3 / Número 11

DICA CULTURAL

Professor revoluciona ensino de matemática, física e outras matérias

Educação gratuita e de qualidade para todos. Esse é o lema de Salman Khan, professor americano que ficou conhecido após criar vídeo aulas disponíveis na internet. Formado em matemática e engenharia elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e com MBA pela Escola de Negócios de Harvard, ele é o fundador da Khan Academy, instituição sem fins lucrativos iniciada em setembro de 2006 e que já conquistou estudantes do mundo inteiro. O site desenvolvido pelo professor reúne disciplinas como Matemática, Física, Economia e História, oferecendo uma série de exercícios para fixação. Em janeiro de 2013, a instituição já contava com mais de 4 mil aulas e contabilizava 220 milhões de exibições. São esses números que estimulam Khan a avaliar que o projeto pode revolucionar o atual sistema de ensino em vários países.

No Brasil, os vídeos são traduzidos pela Fundação Lemann, organização não governamental (ONG) criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann e já estão sendo utilizados como ferramenta de ensino em algumas escolas. Em janeiro desse ano, o próprio Khan aterrissou em solo brasileiro a convite da presidente Dilma Rousseff.

O objetivo do convite é ter o professor como consultor no desenvolvimento de pesquisas educacionais e pedagógicas que reforçarão o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. A meta do programa é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental. Na ocasião da visita, ele participou do Seminário Educação Digital ocorrido em Brasília, no qual explicou sua ideia de educação: um modelo de ensino em que o aluno assiste aos vídeos em casa e vai para a escola tirar dúvidas com o professor e discutir o que foi aprendido com os colegas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Projeto no Brasil envolve uso de tablets

Em janeiro deste ano, o professor Salman Khan esteve no Brasil para desenvolver pesquisas educacionais. A visita aconteceu após o convite da presidente Dilma Rousseff, que lhe propôs uma aliança de cooperação na área de pesquisa pedagógica para reforçar o pacto nacional para alfabetização na idade certa, com foco nos anos iniciais da educação primária.

O governo federal estuda a possibilidade de uma parceria com a Khan Academy para disponibilizar as vídeo aulas do professor nas escolas.

Visando isso, anunciou que os 600 mil tablets que serão distribuídos no segundo semestre de 2013 para professores de Ensino Médio na rede pública, virão com o programa que dá acesso aos vídeos.

Além disso, Salman Khan também escreveu o livro Um mundo, uma escola: A educação reinventada. Publicado em 2012 pela editora Intrínseca e contendo 272 páginas, o livro está à venda em sites e livrarias virtuais.

Nele, Khan conta sua trajetória e expõe sua visão sobre o futuro da educação. Clique aqui para conferir pontos de venda e valores.



Para conhecer a Khan Academy clique aqui.



O que é a Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos criada em 2002 pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann. O principal objetivo da organização não-governamental (ONG) é o investimento em educação, oferecendo cursos de formação de gestores de escolas públicas, além de realizar e financiar pesquisas educacionais.

Com o investimento de empresas privadas, são ministradas vídeo-aulas para professores e alunos da rede pública, congressos para debater a inovação na educação, bolsas para projetos de desenvolvimento profissional e a tradução de aulas de universidades americanas, como Stanford.

Em sua visita, Khan participou do Seminário Educação Digital em Brasília, organizada pela Fundação Lemann. Assista na íntegra:



Para conhecer mais sobre a Fundação, visite o site oficial, e acompanhe as páginas no Twitter e Facebook.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.