WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho / Julho / Agosto - 2014 / Ano 3 / Número 15

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Seal for Life garante integridade dos dutos em campo

Representados no Brasil pela INTECH Engenharia, a linha internacional de revestimentos para tubulações e outras estruturas continua ganhando notoriedade no mercado. Entre os clientes estão empresas reconhecidas no setor de petróleo e gás, distribuição de energia elétrica e saneamento. Recentemente, a empresa tem atendido a projetos desafiadores e com a aplicação de novos produtos, como revestimentos líquidos a base de epóxi e até soluções autorregenerativas para aplicação a frio.

No projeto offshore Rota Cabiúnas (RJ), por exemplo, a INTECH realizou o treinamento dos revestidores. Para isso a empresa oferece uma equipe técnica altamente especializada para estudar e identificar a necessidade de cada projeto, para que os revestidores sejam capacitados adequadamente, com atenção especial às características de resistência mecânica ou anti-corrosiva.

No caso do projeto Rota Cabiúnas, foram vendidas mantas termocontráteis da linha Covalence, específicos para dutos de 24’’ com revestimento de polipropileno, aplicados sobre as áreas de solda, encontrados a cada 12 metros da tubulação que será lançada por balsas de montagem e lançamento dos tipos J-Lay e S-Lay, em profundidades de até 2.200m de lâmina d’água. Em outro caso, um gasoduto de 18” Lula - NE - Guanambi no Guarujá (SP), a escolha ficou para a linha Powercrete, à base de epóxi, para sobrepor um revestimento de tinta protetora em PLETs (tipos de conexão para dutos), que ficará submerso. Esta instalação foi realizada na base da empresa, no Guarujá.

Na opinião de Eduardo Vida, Gerente de Vendas da INTECH, é justamente a aplicação offshore que tem-se apresentado como o mercado mais promissor para a linha de revestimentos Seal For Life. O motivo são os projetos de óleo e gás, o que demanda mantas de proteção para di- versos quilômetros de tubulação. “Seja em terra ou no mar, os revestimentos tem sido uma grande ferramenta para a INTECH”, conclui o gerente.



Linha de produtos Seal for Life representada pela INTECH Engenharia


Oferece proteção catódica corrente impressa. Ele é um anodo contínuo utilizado em tubulações sem revestimento ou com a proteção muito danifi cada. Nesse caso é necessária uma boa distribuição de corrente elétrica ao longo de toda a linha, mantendo o potencial praticamente constante.





São mantas termocontráteis para proteção contra corrosão de juntas soldadas das tubulações com temperaturas de até 120oC operacionais, compatível com os revestimentos mais utilizados no mercado, incluindo Coal, Tar, FBE, Polietileno e Polipropileno.





Revestimentos líquidos a base epóxi de alta resistência à abrasão para revestimentos internos, externos e de juntas soldadas de dutos condutores de petróleo, gás, água, esgoto e produtos químicos.





Completa linha de fitas aplicáveis a frio, para revestimento de múltiplas camadas para todos os diâmetros de tubos condutores de óleo, gás, água, esgoto e produtos químicos.





Nova linha de revestimentos e selantes visco-elásticos para proteção contra corrosão e infiltração. Esses produtos possuem as qualidades de autorregeneração e aplicação a frio, facilitando seu uso em dutos ativos de gás natural e outros materiais que não podem sofrer variação brusca de temperatura. Indicado também para aplicações submarinas ou em condições climáticas extremas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Saiba mais sobre a linha de produtos da Seal for Life representada pela INTECH Engenharia

AnodeFlex ™
AnodeFlex ™ é um método com custo competitivo para manter a operação de um oleoduto em conformidade com os regulamentos de proteção catódica. Ele fornece a distribuição (de corrente?) consistente e uniforme ao longo de toda a estrutura de aço e ajuda a eliminar muitas das dificuldades de distribuição e instalação atuais inerentes a outros ânodos convencionais.

Trata-se de um ânodo linear longo e flexível, que permite o fluxo de uma corrente de energia em sistemas de proteção catódica para tubulações enterradas, tanques e outras estruturas de aço. Colocado ao lado de um tubo ou outra estrutura metálica enterrada, AnodeFlex ™ fornece proteção catódica uniforme ao longo de toda estrutura a ser protegida.

Um dos diferenciais do sistema AnodeFlex ™ está na reabilitação de dutos, em que revestimentos envelhecidos e degradados não fornecem proteção adequada à corrosão. O revestimento do tubo é uma solução dispendiosa, exigindo muitas vezes a suspensão da operação por um período de tempo prolongado. Além disso, os operadores de pipeline estão enfrentando dificuldades na obtenção de licenças para esses processos, devido aos riscos de impactos ambientais.

Características e benefícios
• Comprovado o desempenho em mais de 30 anos de serviços na indústria de gasodutos
• Expectativa de mais 20 anos de vida do projeto
• O ânodo linear oferece proteção catódica em níveis consistentes ao longo da estrutura de aço
• Saída de corrente consistente evita flutuações no fluxo e garante um sistema de energia eficiente
• Minimiza os efeitos de interferência nas estruturas adjacentes
• Compensa os efeitos adversos da DC corrente parasita
• Fornece excelente resistência para descarregar tensões AC de pipelines
• Através da instalação na ROW Pipeline, os impactos sobre o meio ambiente são minimizados
• Reabilitação através de HDD é rentável
• Estabilidade e integridade do sistema
• Alta resistência à tração permite uma maior resistência mecânica
• Pré-embalados, com aterramento, são fáceis de instalar

Covalence ®
São mantas disponíveis em duas ou três camadas termocontráteis e aplicáveis em revestimento de tubos onshore e offshore. O sistema Covalence ® DIRAX é uma formulação de três camadas patenteada e projetada especialmente para instalações de HDD e também fornece mantas para a selagem em operações que envolvem aquecimento e arrefecimento.

A linha Covalence ® atende as normas globais como ISO, EN, AWWA, NACE, GOST, garantindo segurança para aplicações em dutos e em condições de campo críticas. Os produtos Covalence ® estão disponíveis em várias espessuras e podem se acomodar a tubos de qualquer diâmetro. As instruções de instalação são de fácil compreensão e são fornecidas juntamente com cada produto.

Características e benefícios
• Covalence ® tem mais de 40 anos de desempenho comprovado em campo
• Em conformidade com todos os diâmetros
• Revestimento reforçado, econômico e de fácil instalação
• Excelente resistência ao descolamento catódico, resistência à imersão em água quente, ao envelhecimento térmico e à pressão do solo
• O padrão Dimpled fornece um indicador de "mudança" para a aplicação de calor adequada ao processo de instalação
• A linha DIRAX suporta as altas tensões de requisitos em projetos de HDD

Powercrete ®
As formulações Powercrete ® são desenvolvidas para viabilizar a fácil aplicação e a um custo competitivo. O tempo de aplicação pode ser otimizado com uso de rolos, pincéis, espátulas ou com equipamentos de pulverização, que proporcionam a espessura correta em uma única camada. Esta flexibilidade de aplicação permite que o empreiteiro estoque e gerencie um único produto para qualquer exigência de aplicação.

Tal como acontece com todos os revestimentos, o desempenho de Powercrete ® depende de alguns cuidados no momento da aplicação, o que inclui uma superfície de metal e livre de contaminações. A versatilidade do Powercrete ® permite que ele seja usado como uma cobertura à prova de abrasão e aplicado diretamente ao metal.

Características e benefícios
• 100% de teor de sólidos, sem os compostos orgânicos voláteis e não isocianatos
• Excelente aderência ao aço e fusão aos revestimentos epóxi
• Excelente resistência ao descolamento catódico à temperatura ambiente
• Superior resistência à imersão em água, incluindo água salgada e água do solo ao longo de um ampla faixa de pH
• Temperaturas de operação de até 300 ° F (150 ° C)
• Propriedades mecânicas para impacto e resistência à abrasão
• Cura rápida epóxi para aterramento
• Facilidade de aplicação por pincel ou spray

Polyken®
Os sistemas de revestimento Polyken® são compostos por fitas aplicáveis a frio para prevenção de corrosão, em oleodutos onshore e offshore. Sua utilização a longo prazo tem comprovação eficiente e atende padrões globais. Durante mais de 55 anos, os sistemas de revestimento de fita de Polyken® têm sido utilizados para proteger contra a corrosão em vários climas e ambientes ao redor do mundo. As principais características deste sistema anticorrosão são alta resistência ao cisalhamento e a estabilidade.

Características e benefícios
• 55 anos de eficiência
• Adesão a longo prazo, mesmo em condições úmidas
• Baixos requisitos de proteção catódica
• Resistência ao envelhecimento UV
• Flexível em baixa temperatura
• Boas características de fluxo
• Resistência à pressão do solo
• Resiste à degradação na presença de CP
• Resistência à delaminação

STOPAQ® Por mais de 20 anos, Stopaq ® tem sido a líder de mercado no desenvolvimento de novas aplicações para vedação e prevenção de corrosão, atendendo os mais rigorosos requisitos de segurança e de saúde. Em muitos mercados como dutos terrestres, refinarias para plataformas offshore, dutos submarinos e estruturas civis, as soluções Stopaq ® podem ser encontradas e tornam possível o impossível.

Os sistemas Stopaq® são certificados de acordo com as normas internacionais como k911/02 KIWA BRL, TUV Nord para a ISO 12068, classe C50. O sistema é aprovado e testado a partir de - 40 ° C a 95 ° C, de acordo com a norma ISO 21809-3. Stopaq ® é NSF / ANSI 61 com aprovação para aplicações marítimas pelo SouthWest Institute, nos quesitos fumaça e toxidade.

O Stopaq ® é um sistema de camadas primárias de composição não amorfa, não reticulável e de polímero não polar. Uma vez aplicado, é totalmente impermeável e resistente ao oxigênio e às bactérias, que normalmente são agentes causadores da corrosão. Diferente de outros revestimentos convencionais, o Stopaq ® comporta-se de forma semelhante a um líquido, o que assegura seu contato completo com a superfície que demanda proteção. Ele fornece uma força adesiva superior em qualquer superfície (tubo de aço ou revestimento existente) através de uma ligação molecular permanente com o substrato. Com uma temperatura de transição vítrea de -67 ° C, Stopaq ® vai fluir e aderir, mesmo nos ambientes de trabalho mais frios.

Características e benefícios
• Impenetrável à água, oxigênio e bactérias
• Superfícies de aderência superior ao aço, e PE, PP, FBE revestidos
• Requisitos de preparação de superfície mínima SA2, 5, oxidado-de aço, ST2 - ST3
• Não demanda ferramenta ou primers especiais para aplicação
• Fácil e seguro de aplicar
• As temperaturas de aplicação variam de -40 º C a 95 º C (máx. 120 º C)
• No descolamento catódico, utiliza osmose ou MIC
• Autocura em caso de danos pequenos
• Garantia de 30 anos

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.