WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho / Julho / Agosto - 2014 / Ano 3 / Número 15

PREVENÇÃO

INTECH participa de treinamento de segurança da Comgás

Para atender às obras da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) com rigorosa qualidade e segurança, os profissionais da INTECH Engenharia estão participando de treinamentos de segurança em campo, preparados pela distribuidora de gás natural. A atividade é realizada com todos os envolvidos no trecho da indústria Klabin, em Jundiaí (SP). Nesse local, a INTECH é responsável pela instalação de um duto de gás com 5 km de extensão para atender à fábrica de papel. Os treinamentos aplicados são uma prática padrão da Comgás e tem sido exigidos de todos os parceiros da empresa que realizam a instalação de dutos e outras operações.

Segundo Marco Antônio Crevilaro, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Comgás, a preocupação não se resume aos programas de treinamento, mas envolve valores corporativos defendidos pela companhia. “Nós entendemos que a segurança é algo sem a qual não conseguiremos realizar nossos objetivos e, por conta disso, torna-se um mérito para todos que trabalham na Comgás”, afirma o gerente.

Os valores e normas destacados pelo executivo têm sido adotados detalhadamente para manter a qualidade estabelecida. Na opinião de Helio Sampaio, Coordenador de SMS da INTECH, a Comgás possui uma política de segurança muito similar à praticada pela empresa, inclusive a meta de “Zero Lesão”, o que facilitou a adaptação ao programa da contratante. “Os treinamentos têm um valor maior para a INTECH que adota como política a capacitação e treinamento de seus funcionários, conscientizando que tenham o pensamento de segurança em primeiro lugar e o pratiquem no dia a dia”, diz ele, que foi instruído pela companhia para ministrar alguns desses treinamentos.

O programa aplicado pela Comgás envolve orientação e treinamentos, que variam desde induções de segurança, colocando as equipes em um primeiro contato com o tema, até capacitações práticas e específicas sobre operações críticas, caso do trabalho em altura, perfuração direcional, içamento e movimentação de carga, entre outros. Crevilaro lembra que cada programa possui uma periodicidade definida, ressaltando e aprimorando os cuidados com a saúde e a vida.

A ação mais recente, promovida pela distribuidora de gás natural, aconteceu no dia 15 de abril. Em comemoração ao Dia da Segurança, a Comgás realizou uma palestra com o tema “Atitudes Seguras”. Durante a apresentação, o palestrante Djalma Gomes, Engenheiro da Comgás, fez uma analogia com o filme Missão Impossível, com o intuído de provar que é possível trabalhar de forma segura. No total, 65 profissionais da INTECH participaram do programa, que incluiu dinâmica em grupo para demonstrar quais atitudes corretas devem ser tomadas em situações que ocorrem na obra.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Capacete de Ouro

Para dar continuidade aos treinamentos fornecidos pela Comgás e reforçar a importância da segurança em campo, a INTECH desenvolveu o programa Capacete de Ouro. Criado pelos gestores do trecho da indústria Klabin – Michel Aranha, Gerente do Contrato, Suzane Carvalho, Engenheira de Planejamento, e Helio Carvalho, Coordenador de SMS –, a iniciativa visa premiar os colaboradores que se destacam em segurança e produtividade.

O programa teve início em fevereiro e tem periodicidade mensal, sempre na última sexta- feira de cada mês. Os gestores do contrato elegem dois colaboradores, que recebem uma bonificação de R$ 100,00, e substituem o capacete vermelho, que é utilizado por eles no dia a dia, por um capacete amarelo, fazendo alusão ao ouro. Na ocasião, também é realizado um sorteio, aberto a todos os profissionais, que premia um colaborador com utensílios domésticos como, por exemplo, liquidificador, cafeteira, sanduicheira, etc. “Desde o início da implantação do programa, notamos que os colaboradores passaram a se esforçar mais para cumprirem as tarefas com segurança, almejando ser o próximo indicado ao Capacete de Ouro”, conta Helio Carvalho, Coordenador de SMS da INTECH e um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, a iniciativa reforça o objetivo principal da empresa, que é o de entregar a obra ao cliente com qualidade e acidente zero.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.