WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Setembro / Outubro / Novembro - 2014 / Ano 3 / Número 16

CAPA

Revista Forbes aponta HDD como maravilha tecnológica ignorada

Um artigo publicado em 2013 aponta a perfuração horizontal direcional (HDD) como uma maravilha tecnológica ignorada. Escrito pelo consultor David Blackmon, que tem mais de 30 anos de atuação na indústria de óleo e gás, o material destacava o potencial de uso do método na exploração do gás de xisto nos Estados Unidos. De acordo com ele, o HDD permitiria que a indústria de gás de xisto maximizasse seus recursos, além de minimizar os efeitos da exploração sobre o meio ambiente. Uma das razões seria a iniciativa de abertura de apenas um poço horizontal contra a criação de dezenas ou mais de poços verticais para se ter acesso ao mesmo nível de recursos. Do ponto de vista ambiental, os ganhos incluem menos uso de água e da necessidade de dispor de material movimentado, além da menor necessidade de espaço para a abertura dos poços.

Fonte: revista Forbes



Sobre a Abegás

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1990. A instituição reúne como associadas as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado dos vários estados, acionistas e companhias participantes da indústria do gás no Brasil.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Abegás mapeia o crescimento do setor, mas alerta para segundo semestre

Os números mais recentes divulgados pela Abegás mostram ainda que a cogeração a gás e a geração termelétrica tiveram os melhores resultados nos primeiros seis meses, com aumentos de 3,3% e 10,3%, respectivamente. O setor de cogeração vem ganhando força desde maio, por conta da alta do preço da energia elétrica. Em junho, segundo a instituição, o consumo residencial foi destaque com aumento de 20,7% em relação ao mês anterior. O segmento comercial subiu 8,1% na avaliação junho/maio de 2014 e 2,7% em relação aos seis primeiros meses de 2013. Após recuperação em maio, o setor automotivo voltou a apresentar redução em junho, com baixa de 4,7%. Na comparação com os seis primeiros meses do ano passado, a queda foi de 2,8%. As indústrias aumentaram o consumo em 1,9% no comparativo com o primeiro semestre de 2013, mas fecharam o mês de junho com queda de 4,1% em relação ao mês anterior sinalizando uma queda da produção nacional.

O presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, ressalta que apesar do resultado do primeiro semestre ter sido positivo, o quadro de perda da competitividade industrial no país, principalmente para as indústrias que fazem uso intensivo do gás natural, deverá ser agravado no segundo semestre de 2014. De acordo com o executivo, o reajuste no preço de gás natural feito pela Petrobras em agosto teve impacto direto na competitividade e produção da indústria nacional no período. "Os combustíveis substitutos do gás natural vêm sendo subsidiados e tendo até preços congelados, o que cria uma distorção imediata na produção industrial. Não queremos subsídios e sim preços igualitários”, destaca Augusto Salomon.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abegás

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.