WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Março, Abril, Maio/ 2012 / Ano2 / Número 6

TECNOLOGIA

INTECH lança nova manta para aplicações offshore


Em razão do surgimento de novos projetos marítimos offshore para o atendimento ao desenvolvimento do Pré-Sal, a Berry Plastics CPG desenvolveu um novo sistema de manta termocontrátil para revestimento de juntas soldadas de campo para dutos que possuem revestimentos externos em Polipropileno (3LPP). Esse tipo de revestimento é especificado para dutos marítimos instalados em águas profundas, pois apesar do 3LPP ter como característica o isolamento térmico, sua indicação está mais ligada ao fato do 3LPP possuir alta resistência mecânica que é essencial em águas profundas onde os mesmos devem suportar condições severas, principalmente durante o seu lançamento. Recém apresentado ao mercado brasileiro, esse novo sistema de manta leva o nome de Covalence HTLP-PP, a qual já vem sendo utilizada em projetos fora do Brasil com grande sucesso.

Para atender o mercado brasileiro, a INTECH Engenharia já está preparando os treinamentos de campo para qualificar mão-de-obra para o uso desse novo sistema. Além disso, atua em conjunto com o cliente nos testes de pré-qualificação e pré-produção, respectivamente PQT e PPT. ”Este novo produto é especialmente bem-vindo em função do aumento de projetos offshore em águas profundas, onde são especificados os revestimentos em PP que possuem maior resistência mecânica”, explica o engenheiro Eduardo Vida.

O sistema Covalence HTLP-PP requer a utilização de um novo primer epoxi (veja glossário ao lado) S-1401 de alta espessura. Para sua aplicação é necessário o pré-aquecimento da junta soldada a uma temperatura em torno de 85°C. Para atingir tal temperatura é recomendada a utilização do aquecimento por indução que distribui igualmente a temperatura por toda a superfície em aço. O mesmo processo é utilizado posteriormente para atingir a temperatura de cura do primer (entre 170°C e 190°C). ”Trata-se de uma solução que foi projetada para ser aplicada utilizando pré-aquecimento por indução, o que garante a homogeneidade da temperatura em toda a superfície”, complementa Vida. De fácil aplicação, a manta é formada por três camadas. A primeira delas é composta por um epóxi líquido 100% sólido bicomponente S-1401, de alta espessura, aplicado manualmente e curado através do equipamento de indução a uma temperatura controlada. Ela é seguida de um adesivo de polipropileno, com alta resistência aos esforços de cisalhamento (veja glossário). Já a terceira camada é um backing, também de polipropileno de alta resistência mecânica.

Ele destaca quatro principais vantagens do produto, sendo a elevada faixa de temperatura de operação uma delas (para dutos que operam até 120°C), o que permite que a manta mantenha a elasticidade do backing mesmo em condições de alta temperatura. Outra característica positiva é o grande desempenho em condições extremas, uma vez que a Covalence HTLP-PP tem alta resistência à ruptura mesmo quando expostas a temperatura de até 120°C. As duas últimas vantagens estão relacionadas ao adesivo que possui altos valores de aderência e grande resistência aos esforços de cisalhamento, o que lhe confere um alto desempenho operacional e agrega uma segurança ainda maior durante o lançamento das tubulações pelos métodos de Reel-lay, S-lay e J-lay, quando o produto é submetido aos maiores esforços. Além disso, o sistema ainda pode ser fornecido em diversas espessuras de acordo com as especificações dos clientes.



Primer: camada de tinta selante aplicada inicialmente.

Cisalhamento: Tensão gerada por forças de sentidos opostos, porém em direções semelhantes

Métodos de lançamento de dutos As técnicas conhecidas como S-lay e J-lay envolvem o transporte dos dutos em navios ou plataformas de lançamento, onde eles são soldados. Já a metodologia de carretel ou Reel-lay significa que os dutos são enrolados em carretéis, em terra, sendo transportados e lançados de navios especiais, preparados para acomodá-los.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Parceria consistente entre INTECH Engenharia e Berry Plastics

A INTECH Engenharia é representante e distribuidora oficial da Berry Plastics no Brasil, sendo responsável pelo atendimento das solicitações técnicas no País, onde obtém todo o suporte da Berry Plastics no que tange os profissionais, as amostras de produtos e a realização de testes em laboratório. A Berry Plastics é uma tradicional empresa do setor petroquímico norte-americano que atua desde 1967. Em 2007, a empresa fundiu-se com a Covalence Holding Corp.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.