WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho, Julho, Agosto/ 2012 / Ano2 / Número 7

BEM ESTAR

Exercício faz bem. Veja como

O sedentarismo é um sério problema que atinge 80% da população mundial, segundo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Em 2011, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou estatísticas que apontam o sedentarismo como o quarto principal fator de risco de morte em todo o mundo, sendo que 3,2 milhões das pessoas perdem suas vidas devido à falta de exercícios físicos regulares.

A má notícia já foi dada. Mas o foco não precisa ser ela. Pelo contrário, a prática regular de exercícios pode colocar os dados acima para escanteio. Ações simples como subir descer um andar abaixo do seu e usar as escadas ou parar um ponto de ônibus antes e caminhar para o trabalho são iniciativas saudáveis contra as estatísticas perigosas. "A prática de exercício físico é importante para manter a forma e reduzir o estresse mental causa do no trabalho", explica Maurício Duran Pereira, formado em educação física, com pós-graduação pela Universidade Estadu al de Campinas (Unicamp).

Segundo Duran, as pessoas precisam de pelo menos 30 minutos de atividade física diária (cinco vezes por semana) de forma moderada. Isso pode ser dividido, por exemplo, em dois períodos de 15 minutos. O especialista enfatiza que é importante consultar um médico e, de preferência, fazer um check-up completo para confirmar se a pessoa está apta para realizar atividades físicas e em que grau de intensidade. "O certo é fazer a avaliação que vai mostrar para o paciente qual o exercício físico mais adequado para seu organismo". As palavras do especialista são validadas por uma recente reportagem da revista Viva Saúde. Citando dados do Celafiscs, a publicação destaca que o exercício moderado diminui o risco de morte em 28% nos homens e 35%, nas mulheres..



Os primeiros passos para uma caminhada segura

A caminhada é o exercício mais indicado para os iniciantes, mas sempre até as 10 horas ou após as 16 horas.
Usar calçado indicado e roupas confortáveis deve fazer parte do check list do iniciante.
Fazer sempre alongamento durante dez minutos, antes e depois. Inicie com uma corrida leve e progressiva até aquecer a musculatura e sentir a estabilização do ritmo cardíaco. No caso de corridas, se você nunca correu, comece com uma caminhada. Respeitadas essas dicas, a bicicleta pode ser uma companheira excelente nas horas de lazer mas usando sempre os equipamentos de segurança como capacete.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Mexa-se, mas com orientação.


Um site com boas sugestões de exercícios é o Hiperativo - www.hiperativo.com Ele traz dicas para que as atividades físicas sejam feitas em casa. Um exemplo? Os membros inferiores do corpo podem ser exercitados através do agachamento, assim como a flexão exercita os braços, ombros e peitoral. Uma brincadeira da infância também pode ajudar: pular corda por 15 minutos faz com que perca muitas calorias e melhore a frequência respiratória e cardiológica.

Dicas do site para exercitar-se

- Consultar um médico para avaliar suas condições físicas;
- Adotar formas simples de exercícios, como andar por alguns minutos até ao trabalho;
- Subir /descer uma ou duas escadas ao invés de ir de elevador até ao andar desejado;
- Alongar-se bem antes de qualquer exercício físico, evitando lesões;
- Iniciar atividades de baixa intensidade, antes de aumentar a carga dos exercícios;
- Treinos em circuitos com equipamentos instalados em praças ou praias, seguidos de flexões, abdominais, agachamentos, etc.


Crianças: exercitar-se pode ser divertido Para quem tem filhos, sobrinhos ou primos pequenos, é interessante saber que o sedentarismo também está atingindo as crianças. E pais, tios, etc podem ser um bom exemplo para tirá-los da frente do computador e fazer uma atividade simples, mas saudável. Descobrir os parques de sua cidade, por exemplo, pode ser uma opção barata e divertida. Em se tratando de crianças e adolescentes, as alternativas precisam ter esse tom.

E o que não falta são exercícios físicos que as crianças podem adotar para fugir do sedentarismo. Para aquelas que estão na idade pré-escolar, o mais indicado é brincar com bola, correr, pular. A informação é do site Vida de qualidade (www.vidadequalidade.org).

Essas atividades, de acordo com o portal, são as mais interessantes, em função das crianças pequenas ainda não possuírem a coordenação motora e mental necessária para atividades controladas. Quando estiverem na faixa dos 14 anos, é interessante matriculá-las em esportes como pugilismo, natação, futebol, tênis, atletismo, entre outros.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.