WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Junho, Julho, Agosto/ 2012 / Ano2 / Número 7

PERFIL

O crescimento profissional veio com a dedicação.


Maria Tereza Leite


   Tempo de casa: 14 anos

   Profissão: Engenheira Arquiteta


 

 

Mineira de Manhuaçu, Maria Tereza Leite trabalha na área de orçamentação e apresentação de propostas da INTECH Engenharia desde o início da empresa. Além dessa tarefa, ela também é guardiã do acervo técnico de serviços, documentação particularmente importante para uma companhia que trabalha com projetos complexos. A experiência dela, no entanto, é anterior e foi iniciada na Azevedo Travassos, referência em engenharia no Brasil. Foi naquele escritório de engenharia que a recém-formada engenheira-arquiteta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou a trabalhar.

A bagagem profissional contribuiu para que Maria Tereza pudesse participar com segurança de orçamentos e elaboração de propostas de grandes empreendimentos da INTECH. Aliás, ela começou sua carreira na empresa exatamente com o projeto de reforma do escritório atual. Foi o primeiro de uma série de desafios importantes, caso das travessias sob as serras de Piraputanga, Cachoeirinha e Palmeira, integrantes do oleoduto Bolívia- Cuiabá, obras pertencentes à Gasocidente do Brasil. "A partir daí, tenho participado de todas as 210 obras para as quais a INTECH foi contratada, desde a fase de licitação até o seu término", comenta. Maria Tereza enfatiza que em seus 14 anos de empresa, a INTECH "evoluiu tecnicamente e se consolidou no mercado como uma das principais empresas de perfuração horizontal direcional".

Das atividades atuais, a engenheira-arquiteta ressalta a atenção especial nos projetos. "Precisamos ter cuidado com a apresentação física da proposta, atendendo o que o cliente pede e, segundo e mais importante, devemos estudar e planejar a execução da obra que estamos orçando", argumenta. De acordo com ela, as atividades de orçamento e apresentação de propostas correm em paralelo e exigem do profissional um conhecimento profundo de como se vai construir a obra.



Os primeiros anos na carreira

Maria Tereza Leite tem vários capítulos profissionais antes do ingresso na INTECH Engenharia. O primeiro desafio dela, aliás, é anterior á carreira, uma vez que participou da última turma do curso de engenheiro-arquiteto, da UFMG, posteriormente mudada somente para arquitetura. O primeiro emprego marcou a profissional pelo encontro com quem ela considera seus dois mestres em engenharia: Oswaldo Sant'Anna e José Eduardo F. P. Jardim, atual diretor Superintendente da INTECH e ex-diretor Superintendente da Azevedo Travassos.

O começo profissional não poderia ser mais desafiador: projeto executivo e execução do trecho I da rodovia dos Imigrantes, obra contratada pela Dersa. "Auxiliei o engenheiro Oswaldo, responsável pelo projeto executivo, participando da etapa de cálculos e de desenho da obra. Posteriormente atuei na equipe de planejamento e do acompanhamento do empreendimento", explica.

Maria Tereza estruturou, então, sua jornada profissional e passou a atuar também na área de orçamentos, chegando a gerente da área. Graças ao estudo dessa matéria na Escola de Arquitetura da UFMG, ela pode avançar no assunto, fundamental para o planejamento de obras de grande envergadura como grandes edifícios, rodovias, vias públicas, pontes e viadutos além de obras de infraestrutura urbana e transporte de óleo, gás e minérios.

Hoje, o lazer marca rotina da profissional fora do escritório

Fora da INTECH, Maria Tereza diverte-se com leitura, cinema e teatro. Gosta muito de musicais e, em especial, de óperas tais como Tosca e Turandot. E junta as duas paixões em espetáculos como " O Fantasma da Ópera" e "Os Miseráveis". Ela também fala da beleza dos projetos do arquiteto Oscar Niemayer e de grandes obras de engenharia, caso da Tokyo Skytree, a segunda maior torre do mundo, recém-construída no Japão. Isso prova que a arquitetura não deixou de ser uma das paixões da especialista.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.