WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Dezembro - Janeiro - Fevereiro / 2013 / Ano 3 / Número 9

COMUNICAÇÃO

Aprenda como escrever corretamente textos técnicos claros e concisos


O sucesso de toda empresa depende de um trabalho coordenado e de uma boa comunicação entre as equipes, eficiência que também deve ser mantida com clientes e em outras relações externas. Os textos técnicos, caso de relatórios e memorandos, revelam uma ferramenta objetiva e eficiente para essa comunicação. Para isso acontecer, no entanto, a transmissão da mensagem deve ser clara e concisa.

O bom uso da linguagem em relatórios pode ser determinante no ganho de tempo, pois a efetividade da comunicação, principalmente quando se trabalha com assuntos técnicos, depende da mensagem transmitida ser a mesma decifrada pelo receptor.

De acordo com Felipe Dintel, autor do livro Como Escrever Textos Técnicos e Profissionais, “o domínio da expressão escrita influi de modo determinante na imagem corporativa de uma empresa, evitando ambiguidades e equívocos que podem inviabilizar uma iniciativa empresarial ou uma medida administrativa”. Segundo ele, a elaboração de um bom texto deve primeiramente responder a quatro perguntas: O que pretendo com esse texto? Quem é meu destinatário? Quais informações devo transmitir para alcançar meu objetivo? Como devo organizar essas informações?

Respondidas as quatro perguntas, deve-se elaborar o texto utilizando estas conclusões em uma mensagem clara e objetiva. Entre as dicas compiladas por Dintel estão os parágrafos curtos, títulos criativos, espaçamento correto, ilustrações e destaque para elementos importantes cansa menos a visão. Também como elemento visual, a utilização de imagens, além de dar leveza a textos longos, ajuda na compreensão e na memória do receptor. Usar tabelas, gráficos e outros elementos visuais é uma forma eficaz de transmitir informações muito complexas.

Por último, os títulos criativos e bem colocados podem atrair o leitor e ainda organizar textos longos, caso do subtítulo. Para quem tiver maior interesse em aprimorar estas e outras técnicas, o livro ensina a elaborar um texto técnico, seja ele um relatório, uma carta comercial, uma ata, memorando ou até uma circular do escritório. O leitor ainda poderá encontrar os melhores métodos e formatos de apresentação das informações, bem como o tipo de linguagem empregada, abreviaturas e conselhos estilísticos.


CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Texto bom começa pelo título


O título de um texto será a parte mais lida de qualquer documento, como explica Vera Cristina Feitosa, autora do livro Comunicação na Tecnologia - o recado da ciência (editora Brasiliense, com apoio da Petrobras). Veja os exemplos que ela recomenda:

1. Busque precisão nos títulos. Vá direto ao assunto

Pouco eficientes:
- Um estudo experimental em...
- Uma pesquisa sobre...
- Um relatório elaborado para..

Efetivo:
- Um método para obter óleos lubrificantes

2. Torne o titulo mais expressivo, ao explicar com detalhes

- A obtenção de lubrificantes por meio de X

3. Divida o título e torne-o mais forte e incisivo:

Aberto e fraco

Algumas soluções para o problema da corrosão em tanques de petróleo

Mais forte e focado:
Corrosão em tanques de petróleo: o problema e algumas soluções

 

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.